JÁ PENSOU EM SER UM ASTRÔNOMO?
ASTRONOMIA
É uma ciência natural que estuda corpos celestes (como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas, galáxias) e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra (como a radiação cósmica de fundo em micro-ondas). Preocupada com a evolução, a física, a química e o movimento de objetos celestes, bem como a formação e o desenvolvimento do Universo.
O que é
Áreas de atuação
Por ser um objeto de estudo tão vasto, a astronomia é dividida em muitas áreas. Uma distinção principal é entre a astronomia teórica, a computacional e a observacional. Observadores usam vários meios para obter dados sobre diversos fenômenos, que são usados pelos teóricos para criar e testar teorias e modelos para explicar observações e para prever novos resultados. O observador e o teórico não são necessariamente pessoas diferentes e, em vez de dois campos perfeitamente delimitados, há um contínuo de cientistas que põem maior ou menor ênfase na observação ou na teoria.
Habilidades necessárias
Para investigar a origem, a evolução do cosmo e explorar o Universo, os conhecimentos de física e matemática, além de profundo conhecimento em informática, são ferramentas essenciais, e que ajudam a enfrentar os desafios presentes na realidade profissional em que o astrônomo irá atuar.
Vale lembrar que o astrônomo é, acima de tudo, uma pessoa com muita curiosidade científica e com muita vontade de estudar. Cada vez mais, o trabalho do astrônomo é realizado em conjunto, como no caso de centros de pesquisa, portanto, a habilidade de saber trabalhar em equipe é também importante.
Outra habilidade fundamental é a instrumentação, pois os inúmeros recursos informáticos e tecnológicos existentes demandam profundo conhecimento e destreza, uma vez que, com esta facilidade, não se faz mais necessária a presença de aparatos físicos mas sim, de seus substitutos de última geração, os programas e sistemas de astronomia.